Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Donald Trump vai assinar acordo mas decretar emergência nacional

Garantia foi dada por Mitch McConnell, líder da maioria no Senado. Acordo provisório entre democratas e republicanos deverá ser aprovado, mas o presidente norte-americano continua a querer financiamento para o muro.

Donald Trump vai assinar acordo mas decretar emergência nacional
Notícias ao Minuto

20:44 - 14/02/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

O presidente Donald Trump vai assinar o princípio de acordo negociado entre democratas e republicanos, um compromisso bipartidário para a construção de um muro na fronteira com o México, mas vai declarar ao mesmo tempo uma situação de "urgência nacional", para assegurar os fundos que ambiciona.

Estas intenções foram reveladas por Mitch McConnell, líder da maioria republicana no Senado, esta quinta-feira, sendo depois confirmado pela secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, através do Twitter.

Sublinhe-se que a solução bipartidária destina cerca de mil milhões de euros para construir uma parte do muro, um valor muito aquém dos cerca de cinco mil milhões que Trump pedia. A contrapartida seria uma maior flexibilidade nas medidas para lidar com imigração ilegal.

"O presidente Trump vai assinar o acordo para o financiamento governamental e, como já afirmou antes, vai também adotar outras ações executivas - incluindo a emergência nacional - para assegurar que resolvemos a crise de segurança nacional e humanitária na fronteira", indicou Sanders, conforme pode ver abaixo.

"Ele indicou que está preparado para assinar o projeto. Também vai assinar uma declaração de emergência nacional, ao mesmo tempo. Disse-lhe que vou apoiar a declaração de emergência nacional. Portanto, para todos os meus colegas, o presidente vai assinar o projeto,", afirmou o político, citado pela CNN.

A assinatura deste compromisso, recorde-se, impedirá o regresso do 'shutdown', que afetou várias agências governamentais e mais de 800 mil funcionários públicos, desde dezembro passado até 25 de janeiro deste ano.

[Notícia atualizada às 21h11]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório