Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Terceiro suspeito do envenenamento de Skripal identificado

O ex-espião russo, Sergei Skripal, e a sua filha, Yulia, foram envenenados com um agente neurotóxico, em março do ano passado.

Terceiro suspeito do envenenamento de Skripal identificado
Notícias ao Minuto

17:11 - 14/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Denis Vyacheslavovich Sergeev é o nome do terceiro suspeito que terá estado envolvido no envenenamento dos Skripal, em março do ano passado. Segundo o site de investigação Bellingcat, que procedeu a uma investigação de quatro meses, em conjunto com outros meios, o homem é um alto responsável do GRU - Serviços Secretos russos e estaria presente no Reino Unido durante o tempo em que o ataque ocorreu sob disfarce.

A publicação dá conta que o suspeito visitou também a Bulgária várias vezes em 2015, uma das vezes apenas dias antes de um negociador de armas e o filho terem sido alvo de um ataque com um veneno desconhecido. Sergeev, que se terá formado na Academia Militar Diplomática russa, é reconhecido também como Sergey Vyachaeslavovich Fedotov.

Fedotov chegou a Londres nas primeiras horas da manhã de 2 de março, não conseguindo a página apurar exatamente que papel terá tido no incidente, ou se é que teve algum.

No entanto, dizem que não é possível confirmar que tenha viajado até Salisbury, onde decorreu o envenenamento, nos dias em que esteve no Reino Unido. Há registo de um voo de regresso marcado para a tarde do dia 04 de março - o dia do ataque aos Skripal - , mas sem nunca ter embarcado. Chegou a  Roma nesse mesmo dia e daí partiu para Moscovo.

O Bellincat refere ainda que nos últimos dois meses as autoridades russas têm tomado medidas para apagar quaisquer registos públicos da existência de Sergeev, bem como de Anatoly Chepiga e Alexander Mishkin, os outros dois suspeitos principais do caso.

O caso provocou uma crise diplomática entre o Reino Unido e a Rússia, que nega qualquer envolvimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório