Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sobe para 12 número de mortes em ataque na Caxemira. Já foi reivindicado

Pelo menos 12 membros das forças indianas da Caxemira foram mortos e dezenas ficaram feridos num ataque com um veículo armadilhado contra uma escolta perto de Srinagar, Índia, anunciaram hoje fontes policiais.

Sobe para 12 número de mortes em ataque na Caxemira. Já foi reivindicado
Notícias ao Minuto

14:02 - 14/02/19 por Lusa

Mundo Índia

"Temos informação de que 12 pessoas do CRPF (Força de Polícia da Reserva Central) morreram no ataque" quando passavam no distrito de Pulwama, explicou Munir Khan, diretor-adjunto da polícia da Caxemira, à agência de notícias Efe.

Outras fontes policiais consultadas pela Efe, que pediram anonimato, elevaram para 20 o número de mortos, assegurando que pode aumentar a qualquer momento devido à gravidade de alguns feridos.

Um balanço da agência de notícias Press Trust of India e citado pela agência de notícias France-Presse, aponta para pelo menos 18 mortos.

O ataque, que ocorreu numa estrada a cerca de 20 quilómetros de Srinagar, é o mais mortal na Caxemira indiana há mais de dois anos.

A imprensa local noticiou, citando um comunicado do grupo islâmico Jaish-e-Mohammed (JeM), com base no Paquistão, que este grupo reivindicou o ataque.

Muhammad Hassan, porta-voz da JeM, indicou, em comunicado divulgado pela agência Global News Service, que "dezenas de veículos das forças de segurança foram destruídos no ataque".

O porta-voz identificou ainda Aadil Ahmad como o autor do atentado.

A Índia acusou o Paquistão de apoiar o "terrorismo transfronteiriço" e de permitir e promover o funcionamento no seu território de grupos terroristas que visam atacar alvos indianos e provocar protestos entre a população da Caxemira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório