Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ted Cruz quer que seja dinheiro do 'El Chapo' a pagar muro de Trump

Se não pode ser o México a pagar, talvez se possa usar dinheiro de um cartel.

Ted Cruz quer que seja dinheiro do 'El Chapo' a pagar muro de Trump
Notícias ao Minuto

10:45 - 14/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Senador

O Senador Ted Cruz, do Texas, tem uma proposta para o muro que Trump prometeu construir na fronteira com o México, com a garantia de que seria pago pelos mexicanos: usar o dinheiro de 'El Chapo'.

Joaquin 'El Chapo' Guzmán, um dos mais famosos traficantes de droga do México, e do mundo, foi esta terça-feira considerado culpado por dez crimes, arriscando uma pena de prisão perpétua.

'El Chapo', célebre também pelas suas fugas de cadeias, terá conseguido amealhar quantias absurdas de dinheiro, durante os anos em que geriu um dos cartéis de droga mais perigosos do mundo, o Sinaloa.

As autoridades procuram pelos 14 mil milhões de dólares que acreditam que ainda estariam na posse de 'El Chapo' e figuras que lhe são próximas.

Ted Cruz defendeu publicamente que este dinheiro poderia ser usado para construir o muro que é a principal promessa de campanha de Trump.

Recorde-se que o financiamento do muro esteve na origem do 'shutdown' - paralisação parcial dos serviços federais. Sob a presidência de Trump, os EUA atingiriam o mais longo shutdown da história (35 dias). 

Ted Cruz, que chegou a disputar contra Donald Trump as primárias republicanas, tornou-se no último par de anos um defensor de Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório