Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tiroteio em Parkland foi há um ano. 1.200 menores morreram desde então

A legislação sobre as armas continua a ser tema de debate nos Estados Unidos.

Tiroteio em Parkland foi há um ano. 1.200 menores morreram desde então
Notícias ao Minuto

10:10 - 14/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Violência

Há um ano, um antigo aluno do liceu de Parkland, na Florida, entrou na antiga escola e matou 17 pessoas, a maioria alunos da escola.

O caso tornou-se um dos tiroteios mais mediáticos dos últimos anos e deu novo fôlego ao debate sobre as armas num país onde a violência com armas se tornou uma aparente banalidade.

Vários dos jovens sobreviventes do tiroteio organizaram-se e marcaram presença em vários protestos ao longo do último ano. Mesmo alvo de perseguição online, continuaram a defender a importância de legislação que aborde este problema.

Um ano depois, o tiroteio de Parkland é um pequeno marco um que msotra que o problema está longe de ser resolvido.

Um ano após o tiroteio, escreve o New York Times que quase 1.200 menores morreram nos EUA entretanto, vítimas da violência com armas.

Entre estes há casos ligados a criminalidade mas também acidentes domésticos, com menores a pegarem e a dispararem armas a que nem deveriam ter acesso.

O mesmo jornal nova-iorquino dá conta do projeto Since Parkland, um projeto online que procura contar as histórias, com a ajuda de 'jornalistas' adolescentes, destas cerca de 1.200 vítimas de violência com armas nos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório