Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Sarah Sanders troçada por sugerir que muro impediria crimes de 'El Chapo'

Os críticos davam conta de que o narcotraficante construía túneis subterrâneos e usava aviões para transportar a droga.

Sarah Sanders troçada por sugerir que muro impediria crimes de 'El Chapo'
Notícias ao Minuto

18:50 - 13/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, foi ridicularizada por ter sugerido que um muro teria impedido Joaquin 'El Chapo' Guzman de fazer entrar droga nos Estados Unidos. A responsável deu ainda a entender que a condenação do narcotraficante mexicano - considerado culpado de todos os dez crimes relacionados com tráfico de narcóticos para os Estados Unidos - provava "a ameaça" que os cartéis a sul da fronteira era "real".

"O reinado de terror de El Chapo acabou. Vai passar o resto da vida numa prisão de alta segurança. A ameaça dos cartéis de droga violentos é real - temos de garantir a segurança da nossa fronteira", escreveu Sarah Sanders num tweet.

Alguns comentadores criticaram as afirmações, lembrando que o narcotraficante construía túneis subterrâneos e usava aviões para transportar a droga e que com esse tipo de métodos dificilmente um muro ajudaria, conta o Independent.

Outros, também nas redes sociais, sublinharam que a sua detenção não foi resultante de um muro, mas sim da cooperação entre as autoridades norte-americanas e mexicanas.

O líder do cartel foi detido em Sinaloa, no México, em 2016 e extraditado depois para ser julgado em Nova Iorque. Ontem, foi considerado culpado de todos os crimes e arrisca agora a prisão perpétua.

E na segunda-feira, Democratas e Republicanos anunciaram ter chegado a um acordo provisório, para evitar um novo shutdown, que prevê 1,3 mil milhões de dólares - um montante muito abaixo do pedido por Trump - para construir o muro na fronteira com o México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório