Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Igreja alemã que usava sinos nazis com suásticas foi processada

Ainda há mais de 20 sinos com motivos nazis pendurados em igrejas em todo o território alemão.

Igreja alemã que usava sinos nazis com suásticas foi processada
Notícias ao Minuto

17:40 - 13/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Turíngia

Mais de 20 igrejas alemãs continuam a usar sinos com suásticas e inscrições nazis. Agora a Igreja protestante do estado federal de Turíngia foi processada por violar a proibição do uso de símbolos nazis no país.

No processo, imposto por uma pessoa não identificada, pode ler-se que o queixoso acusa a igreja de usar seis sinos em cinco igrejas diferentes. A pessoa que deu entrada com o processo é familiar de uma vítima do holocausto e queixou-se de ter sido ignorada depois de ter apelado várias vezes à igreja para que deixasse de usar os sinos. 

Um porta-voz da igreja explicou, citado pelo Independent, que os sinos podem ser removidos, mas que esse tipo de ação teria de ser conciliada com as regras para a preservação dos monumentos históricos.

"Os sinos em questão não estão acessíveis ao público", disse Friedmann Kahl, acrescentando que está confiante de que será encontrada alguma solução.

Já em janeiro deste ano, a congregação judaica queixou-se do mesmo assunto. Deu também entrada outra queixa contra a cidade de Herxheim am Berg por ter permitido que um sino dedicado a Hitler continuasse pendurado na igreja. No texto lê-se que a decisão era "troçar das vítimas do terror de Hitler". Esse sino em questão tinha inscrito: “Tudo pela pátria – Adolf Hitler”.

A cidade defende a decisão afirmando que o sino tem como objetivo servir como “memorial da violência e injustiça”.

Segundo um inquérito realizado pela revista Der Spiegel no ano passado, há pelo menos 23 sinos nazis pendurados em igrejas espalhadas por todo o território alemão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório