Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Líder da oposição nos Camarões acusado de insurreição

O principal líder da oposição nos Camarões, Maurice Kamto, foi transferido para uma prisão de alta segurança, após ter sido acusado por um tribunal militar de insurreição, rebelião e hostilidade para com a pátria, segundo um dos seus advogados.

Líder da oposição nos Camarões acusado de insurreição
Notícias ao Minuto

15:59 - 13/02/19 por Lusa

Mundo Maurice Kamto

"Maurice Kamto, presidente do Movimento para o Renascimento dos Camarões (MRC), foi transferido na noite de 12 para 13 de fevereiro para a prisão de Kondengui, Yaoundé", afirmou hoje o advogado Emmanuel Simh, em declarações à agência Efe.

Kamto foi presente a um tribunal militar na capital camaronesa na tarde de terça-feira, depois de sair de uma cela na sede do Grupo de Operações Especiais, onde, à semelhança de outros membros do seu partido, estava detido desde 28 de janeiro.

O advogado acredita que os detidos do MRC têm de suportar condições "desumanas" na prisão e indicou que estes iniciaram uma greve de fome.

As autoridades camaronesas acusam o líder da oposição de ter incentivado manifestações "não autorizadas" por todo o país, em 26 de janeiro, durante as quais foram registados, pelo menos, dez feridos e 200 detenções em várias cidades.

Os manifestantes exigiam uma recontagem dos resultados das eleições presidenciais de 07 de outubro, que deram a vitória a Paul Biya, com 71,28%, à frente de Kamto, que conquistou 14,23% dos votos dos camaroneses que se dirigiram às urnas.

Ainda assim, Kamto mantém que é o legítimo vencedor das eleições, recorrendo a um documento que indica a sua vitória com 39% dos votos, à frente de Biya, que terá conquistado 38%.

Presidente dos Camarões desde 1982, Paul Biya é o segundo chefe de Estado que há mais tempo está no poder em África, apenas atrás do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, que governa desde 1979.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório