Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2019
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Líder da oposição nos Camarões acusado de insurreição

O principal líder da oposição nos Camarões, Maurice Kamto, foi transferido para uma prisão de alta segurança, após ter sido acusado por um tribunal militar de insurreição, rebelião e hostilidade para com a pátria, segundo um dos seus advogados.

Líder da oposição nos Camarões acusado de insurreição
Notícias ao Minuto

15:59 - 13/02/19 por Lusa

Mundo Maurice Kamto

"Maurice Kamto, presidente do Movimento para o Renascimento dos Camarões (MRC), foi transferido na noite de 12 para 13 de fevereiro para a prisão de Kondengui, Yaoundé", afirmou hoje o advogado Emmanuel Simh, em declarações à agência Efe.

Kamto foi presente a um tribunal militar na capital camaronesa na tarde de terça-feira, depois de sair de uma cela na sede do Grupo de Operações Especiais, onde, à semelhança de outros membros do seu partido, estava detido desde 28 de janeiro.

O advogado acredita que os detidos do MRC têm de suportar condições "desumanas" na prisão e indicou que estes iniciaram uma greve de fome.

As autoridades camaronesas acusam o líder da oposição de ter incentivado manifestações "não autorizadas" por todo o país, em 26 de janeiro, durante as quais foram registados, pelo menos, dez feridos e 200 detenções em várias cidades.

Os manifestantes exigiam uma recontagem dos resultados das eleições presidenciais de 07 de outubro, que deram a vitória a Paul Biya, com 71,28%, à frente de Kamto, que conquistou 14,23% dos votos dos camaroneses que se dirigiram às urnas.

Ainda assim, Kamto mantém que é o legítimo vencedor das eleições, recorrendo a um documento que indica a sua vitória com 39% dos votos, à frente de Biya, que terá conquistado 38%.

Presidente dos Camarões desde 1982, Paul Biya é o segundo chefe de Estado que há mais tempo está no poder em África, apenas atrás do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, que governa desde 1979.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório