Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

14 mortos em tumulto à saída de comício do Presidente da Nigéria

Pelo menos 14 pessoas morreram e oito ficaram feridas durante um tumulto após um comício de campanha eleitoral do Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, para as eleições marcadas para sábado.

14 mortos em tumulto à saída de comício do Presidente da Nigéria
Notícias ao Minuto

08:12 - 13/02/19 por Lusa

Mundo Muhammadu Buhari

Fontes no Hospital Universitário de Port Harcourt (UPTH), cidade onde o evento ocorreu, confirmou 14 mortos, na sequência do incidente ocorrido na terça-feira, mas advertiu que o número de mortos pode ainda aumentar.

Num momento de confusão à saída do comício, que ainda se desconhece a causa, houve pessoas que caíram e foram abalroadas, explicaram as autoridades.

Presidente Buhari "foi informado da trágica morte de várias pessoas durante o congresso do partido" lamentou à tarde a Presidência numa declaração.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente aprovou 72 candidaturas para a presidência, entre as quais se destacam a do atual Presidente, Muhammadu Buhari, e do antigo vice-presidente Atiku Abubakar, apontados como favoritos.

A liderança de Buhari tem sido alvo de críticas pela oposição e por vários grupos da sociedade civil nas últimas semanas, depois do chefe de Estado nigeriano ter suspendido o presidente do Supremo Tribunal da Nigéria, Walter Onnoghen.

Walter Onnoghen é acusado por um tribunal nigeriano especializado no código de conduta dos funcionários públicos - criado especialmente para julgar questões éticas - de não ter declarado várias contas bancárias em dólares, euros e libras esterlinas, em violação de legislação nesse sentido.

A Constituição nigeriana estabelece que o Presidente apenas pode demitir o presidente do Supremo Tribunal, com a aprovação de dois terços dos senadores da câmara alta do parlamento nigeriano. Neste caso, no entanto, Onnoghen não foi demitido, mas "suspenso".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório