Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Alterações climáticas "vão fomentar conflitos", diz almirante

As alterações climáticas vão provavelmente alimentar conflitos sociais e podem ameaçar algumas bases militares dos Estados Unidos da América, afirmou hoje um chefe militar norte-americano.

Alterações climáticas "vão fomentar conflitos", diz almirante
Notícias ao Minuto

23:51 - 12/02/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O almirante Philip Davidson, que dirige o comando Indo-Pacífico, declarou no Congresso que concordava com uma análise recente da comunidade norte-americana das informações que classificou as alterações climáticas como uma ameaça mundial.

"A manifestação imediata" desta ameaça "é a quantidade de desastres ecológicos que está em vias de acontecer", preveniu o militar, durante uma audição na comissão das Forças Armadas do Senado.

Segundo o relatório dos serviços de informações, "os desgastes nas infraestruturas de comunicações, de energia e transportes poderiam afetar as bases militares situadas em baixa altitude, ter um custo económico e provocar deslocações de populações e perdas de vidas humanas".

Quando a senadora democrata Elizabeth Warren, que é candidata às eleições presidenciais de 2020, perguntou ao almirante se estava de acordo com esta avaliação, ele respondeu pela afirmativa, descrevendo, a propósito, uma missão recente a Tinian e Saipan, nas ilhas Marianas do Norte, onde as tropas norte-americanas estiveram a dar ajuda depois do tufão Yutu.

O furacão Michael devastou em 2018 a base aérea de Tyndall, no Estado da Florida. As reparações estão estimadas em mais de cinco mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros).

Em janeiro, um relatório do Pentágono tinha indicado que a maioria das grandes bases militares norte-americanas estava ameaçada pelos efeitos do aquecimento global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório