Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Macron e Mattarella reafirmam importância de relação França-Itália

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, "reafirmaram a importância para os dois países da relação franco-italiana", indicou hoje à noite a Presidência francesa, num momento de particular tensão entre França e Itália.

Macron e Mattarella reafirmam importância de relação França-Itália
Notícias ao Minuto

22:58 - 12/02/19 por Lusa

Mundo Presidentes

Os dois chefes de Estado, que falaram por telefone, "recordaram que a França e a Itália, que construíram juntas a Europa, têm a especial responsabilidade de trabalhar em conjunto para a defesa e o relançamento da União Europeia", segundo o comunicado do Eliseu.

De acordo com a Presidência francesa, ambos "reafirmaram a importância para cada um dos dois países da relação franco-italiana, alimentada por laços históricos, económicos, culturais e humanos excecionais".

A conversa entre Macron e Mattarella ocorreu depois de Paris ter chamado na quinta-feira o seu embaixador em Roma, em protesto contra uma série de declarações consideradas "ultrajantes" de responsáveis italianos contra o Presidente e o Governo franceses, numa rara escalada de tensão entre dois países da União Europeia (UE).

O encontro em França do vice-primeiro-ministro italiano Luigi Di Maio, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S, antissistema), com elementos do movimento "coletes amarelos", que contesta a política económica e social de Macron, foi para Paris a gota de água que fez transbordar o copo.

O líder da Liga (extrema-direita), vice-primeiro-ministro e ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, declarou-se na segunda-feira disposto a procurar ter "novamente boas relações" com a França.

A conversa telefónica de hoje entre os dois chefes de Estado é mais um passo no apaziguamento entre Paris e Roma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório