Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Entrou em vigor na Macedónia acordo sobre o seu novo nome

O acordo entre Skopje e Atenas sobre o novo nome da Macedónia, que agora se chama Macedónia do Norte, entrou hoje em vigor no país, após a publicação de alterações à Constituição, anunciou o Governo em comunicado.

Entrou em vigor na Macedónia acordo sobre o seu novo nome
Notícias ao Minuto

19:54 - 12/02/19 por Lusa

Mundo Governo

"As condições para a entrada em vigor das alterações à Constituição da República da Macedónia do Norte estão reunidas. Elas entram em vigor hoje, 12 de fevereiro de 2019, com um anúncio do Governo no jornal oficial", declarou o executivo.

Nos próximos dias, Skopje notificará a ONU da mudança de nome, e este será então usado em todo o mundo, segundo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros macedónio.

Os dois países assinaram em junho o acordo de Prespes que rebatiza a Antiga República Jugoslava da Macedónia como República da Macedónia do Norte.

Em seguida, os parlamentos macedónio e grego adotaram o acordo, pondo fim a um conflito diplomático de quase 30 anos entre os dois países vizinhos e abrindo caminho à adesão da Macedónia à União Europeia e à NATO, até agora vetada pela Grécia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório