Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

'El Chapo' considerado culpado de dez crimes arrisca prisão perpétua

Um dos mais temidos traficantes de droga do México foi considerado culpado, esta terça-feira, por uma dezena de crimes, incluindo tráfico de droga.

'El Chapo' considerado culpado de dez crimes arrisca prisão perpétua
Notícias ao Minuto

17:49 - 12/02/19 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Julgamento

Joaquin 'El Chapo' Guzmán, um dos mais famosos traficantes de droga do México, e do mundo, foi esta terça-feira considerado culpado por dez crimes, avança a CNN.

As acusações incluem o envolvimento num negócio criminoso contínuo, conspiração para lavar dinheiro obtido de narcóticos, distribuição internacional de cocaína, heroína, canábis e outras drogas, e uso de armas de fogo.

O júri de Nova Iorque, que analisa as acusações contra o mexicano, declarou-o culpado por ocupar uma posição de liderança no cartel de Sinaloa.

O veredito poderá valer prisão perpétua a 'El Chapo', de 61 anos, figura emblemática dos cartéis mexicanos extraditada para os Estados Unidos em janeiro de 2017 após duas espetaculares fugas no México.

A decisão foi tomada após o juiz ouvir, ao longo de dois meses e meio, 200 horas de declarações de 56 testemunhas, na sua maioria traficantes e sócios no cartel de Sinaloa. 

A sentença será conhecida a 25 de junho, data em que caberá ao juiz Brian Cogan determinar a pena de prisão para cada uma das acusações.

O julgamento do mediático líder do cartel mexicano de Sinaloa começou em novembro passado e terminou a 01 de fevereiro, depois de o ministério público e a defesa de 'El Chapo' terem apresentado os respetivos argumentos finais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório