Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Turquia prende mais de 700 pessoas suspeitas de ligações a Gülen

Pelo menos 729 pessoas suspeitas de ligações ao movimento do clérigo Fethullah Gülen, que Ancara acusa de ser o instigador do fracassado golpe de 2016, foram presas hoje, na Turquia, anunciou o Ministério Público.

Turquia prende mais de 700 pessoas suspeitas de ligações a Gülen
Notícias ao Minuto

15:59 - 12/02/19 por Lusa

Mundo Ministério Público

Aquele departamento judicial acrescentou que enviou às autoridades locais de 75 das 81 províncias da Turquia os nomes de 1.112 pessoas suspeitas de ligações com a irmandade religiosa.

O balanço anterior apontava para mais de 641 detenções, segundo a agência noticiosa estatal Anadolu.

"Não podemos saber se as pessoas cujos nomes enviamos serão simplesmente convocadas para um depoimento ou detidas", referiu uma fonte judicial à agência de notícias France-Presse.

"Em Ancara [capital da Turquia], prendemos 45 pessoas, mas não sabemos o que será decidido em outras províncias", salientou a mesma fonte.

O ministro do Interior, Süleyman Soylu, alertou no domingo que uma "nova operação importante" que estava a ser preparada contra os seguidores de Gulen.

"Vamos erradicá-los deste país", frisou.

Dezenas de milhares de pessoas foram presas desde a tentativa de golpe e mais de 140 mil foram demitidas ou suspensas dos seus empregos.

As autoridades turcas acusam Gülen de ter criado um "Estado paralelo" com o objetivo de derrubar o Governo turco e de ter sido o cérebro da tentativa de golpe de 15 de julho de 2016.

Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos desde 1999, tem negado sistematicamente qualquer ligação com o golpe de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório