Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bispos catalães pedem "perdão" e prometem esclarecer casos de abusos

Os bispos da Catalunha pediram hoje "perdão" pelos abusos a menores feitos por religiosos, manifestando "vergonha e dor" por esses atos que, asseguram, serão esclarecidos e as vítimas ajudadas.

Bispos catalães pedem "perdão" e prometem esclarecer casos de abusos
Notícias ao Minuto

12:55 - 12/02/19 por Lusa

Mundo Igreja Católica

De acordo com um comunicado conjunto, na sequência de uma reunião de dois dias da Conferência Episcopal Tarraconense em Barcelona (Espanha), os bispos condenam "rotundamente" os abusos a menores "e a cultura que os fomenta ou justifica".

"Pedimos perdão às vítimas e solidarizamo-nos com a sua dor, e também a todas as pessoas escandalizadas depois de tomarem conhecimento destes feitos que as fizeram ter dúvidas quanto à sua confiança na Igreja", afirmam os bispos.

Esta posição é tomada alguns dias depois de terem sido conhecidos novos casos de abusos alegadamente da responsabilidade de sacerdotes de Constantí , Arbeca e Vilobí d'Onyar e um monge de Montserrat, povoações catalãs.

Os bispos das dioceses catalãs comprometem-se a atuar "com determinação para proteger crianças e adultos vulneráveis, eliminando todos os tipos de tolerância ou ocultação e erradicar" das suas comunidades toda "a cultura do abuso sexual, económico, de poder e de consciência".

Os responsáveis das dez dioceses catalãs reiteram o seu "firme compromisso com o cumprimento da legislação vigente: canónica e civil".

"Estamos atentos ao que o Papa Francisco, reunido em breve com os presidentes das conferências episcopais do mundo, determine para combater estas ações desonestas e criminosas que tanto afetam a mensagem do Evangelho", acrescentam os prelados.

Os bispos também endossam a orientação do papa no sentido de que "o abuso sexual é um pecado horrível, completamente oposto e em contradição com o que Cristo e a Igreja" ensinam.

A Conferência Episcopal Tarraconense é uma congregação que integra os bispos das províncias eclesiásticas de Tarragona e Barcelona, que compõem o território das comunidades autonómicas da Catalunha e de Valência (Espanha) e Andorra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório