Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

May aumentaria maioria no parlamento britânico se antecipasse eleições

A primeira-ministra britânica, Theresa May, poderia eleger mais quatro deputados e aumentar a maioria relativa no parlamento se convocasse eleições legislativas, de acordo com uma sondagem publicada hoje pelo diário The Times.

May aumentaria maioria no parlamento britânico se antecipasse eleições
Notícias ao Minuto

12:28 - 12/02/19 por Lusa

Mundo Sondagens

A sondagem foi realizada pela empresa YouGov, que usa o mesmo modelo que previu corretamente o resultado das eleições de 2017, quando a líder do partido Conservador foi surpreendida ao perder assentos e a maioria absoluta na Câmara dos Comuns.

Desta vez, apesar das críticas de que tem sido alvo pela forma como está a conduzir o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, a primeira-ministra conseguiria um grupo parlamentar de 321 deputados conservadores, contra os atuais 317 num total de 650.

Pelo contrário, o partido Trabalhista liderado Jeremy Corbyn perderia 12 dos atuais 262, para 250, sobretudo para os Liberais Democratas e para o Partido Nacionalista Escocês (SNP), que a sondagem prevê que conquistem quatro novos lugares cada.

Esta sondagem vem reforçar os resultados de outros estudos recentes que dão uma vantagem ao partido Conservador sobre o principal partido da oposição nas intenções de voto.

O 'Labour' tentou forçar o Governo a antecipar eleições ao avançar com uma moção de censura em janeiro, na sequência do chumbo do Acordo de Saída negociado por May com Bruxelas, mas a moção foi rejeitada graças aos votos do Partido Democrata Unionista (DUP), aliados do governo no parlamento.

Rumores de que o Governo estaria a preparar eleições surgiram na imprensa britânica no início do mês: o Daily Mail noticiou a existência de discussões entre assessores de May sobre a possibilidade de realizar eleições em 6 de junho se a data do Brexit fosse adiada para além de 29 de março.

O Sunday Times também deu conta na mesma altura de planos para eleições legislativas em junho, após a aprovação de um acordo, para impor a autoridade de May durante os cinco anos seguintes.

O governo já desmentiu várias vezes este cenário, e May prometeu aos deputados do partido Conservador que abandonaria a liderança do partido antes das próximas eleições, marcadas para 2022.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório