Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Giri choco. A prática que 'obriga' japonesas a dar chocolates aos colegas

A prática conhecida como ‘oferta obrigatória’ acontece no Dia dos Namorados. Algumas empresas já estão a proibir esta tradição que é vista como uma forma de abuso de poder e assédio.

Giri choco. A prática que 'obriga' japonesas a dar chocolates aos colegas
Notícias ao Minuto

07:56 - 12/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Dia dos Namorados

Na cultura japonesa dita a tradição que no dia 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados, as mulheres japonesas devem oferecer chocolates aos seus colegas do sexo masculino. Esta prática é conhecida como giri choco (oferta obrigatória ou numa tradução literal chocolates de obrigação). Um mês depois os papéis invertem-se e são os homens japoneses que oferecem os doces às suas colegas, sendo o dia conhecido como o White Day.

No entanto, muitas mulheres não pretendem continuar a cumprir com esta tradição. Para muitas, a pressão de terem de oferecer os chocolates de forma a evitarem ofender os seus colegas tornou-se intolerável.

Segundo o The Guardian, uma sondagem feita por uma loja de Tóquio mostra que 60% das mulheres vão antes comprar chocolates para consumo próprio. Mais de 56% vão oferecê-los a familiares e 36% vão dar os chocolates aos seus companheiros ou às suas paixões.

Ainda assim, e apesar da mudança de mentalidade, 35% das mulheres japonesas pretendem dar continuidade à tradição e oferecer os chocolates aos colegas de trabalho.

Algumas empresas nipónicas já decidiram proibir esta tradição por ser vista como uma forma de abuso de poder e até de assédio.

“Antes da proibição, tínhamos de nos preocupar com coisas como quanto é apropriado gastar em cada chocolate e como definíamos a que devíamos dar chocolates ou não, por isso é bom já não termos esta cultura de oferta obrigatória”, disse uma mulher japonesa ao Japan Today.

Esta tradição foi impulsionada pelos fabricantes de chocolates nos anos 80 com o objetivo de dispararem as suas vendas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório