Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bebé removido do útero para tratar doença e colocado de volta

Operação inovadora começou por ser feita na Bélgica, mas também já é realizada no Reino Unido.

Bebé removido do útero para tratar doença e colocado de volta
Notícias ao Minuto

23:23 - 11/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Uma grávida foi submetida a uma operação pioneira que consiste na remoção do bebé do útero durante a gestação para ser tratado, sendo depois colocado de volta na barriga da mãe.

O procedimento cirúrgico foi utilizado em Bethan Simpson, de 26 anos de idade, depois de um teste ter revelado, às vinte semanas, que o seu filho tinha espinha bífida, revela o Mirror.

Os médicos deram a Bethan e ao marido a opção de terminar a gravidez, que chegará ao fim em abril, antes de ser sugerida a operação inovadora, que só tinha sido realizada na Bélgica.

Bethan acabou por ser a quarta mãe a ser submetida à operação em Londres, por uma equipa de cirurgiões belgas e britânicos.

O procedimento, que foi levado a cabo às 24 semanas de gestação, envolveu retirar o feto do útero de Bethan e reparar a medula espinal, para que o bebé tenha maiores hipóteses de levar uma vida normal, sendo depois colocado de volta no útero para terminar a gestação.

A operação foi um sucesso. "Infelizmente, 80% das gravidezes em Inglaterra são terminadas quando os pais são informados que os bebés têm esta doença. Não é uma sentença de morte. Ela tem o mesmo potencial que qualquer um de nós", indicou a mãe, falando da sua bebé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório