Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Crise discutida na visita do Chefe do Comando Sul ao Brasil

O almirante norte-americano Craig Faller, chefe do Comando Sul, iniciou hoje uma visita ao Brasil, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com quem discutiu, entre outros assuntos, a crise venezuelana.

Crise discutida na visita do Chefe do Comando Sul ao Brasil
Notícias ao Minuto

19:59 - 11/02/19 por Lusa

Mundo Venezuela

Segundo fontes oficiais declararam à agência Efe, foram também abordados diferentes aspetos da cooperação entre os dois países, que têm sido promovida desde a chegada ao poder de Jair Bolsonaro, um admirador confesso do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.

Faller, que supervisiona as operações militares na América Latina e nas Caraíbas, chegou a Brasília depois de ter visitado, na semana passada, a cidade colombiana de Cúcuta, que, juntamente com o estado brasileiro de Roraima e com Porto Rico, abrigará os três centros de recolha em que será reunida a ajuda humanitária solicitada pela Assembléia Nacional(Congresso) da Venezuela.

Também chegou hoje à capital do Brasil a advogada María Teresa Belandria, designada como representante da Venezuela no Brasil pelo chefe da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, que em janeiro passado anunciou a sua decisão de assumir a Presidência do país, uma vez que o Parlamento declarou Nicolás Maduro como "usurpador" de poder.

Belandria disse que o centro para a recolha de ajuda humanitária começará a funcionar "nos próximos dias" e que estará centrado, sobretudo, em alimentos e remédios que "a Venezuela precisa urgentemente".

Segundo fontes diplomáticas, Faller reuniu-se com autoridades militares e outros representantes do Governo brasileiro, e visitará a sede do Comando de Operações Espaciais, localizado em Brasília.

O almirante tem ainda prevista uma visita ao Rio de Janeiro, onde visitará a Base de Itaguaí, centro do programa de desenvolvimento de submarinos da Marinha do Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório