Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Caçador que matou guardas florestais condenado a 45 anos de prisão

Guardas florestais catalães estavam numa patrulha de rotina quando foram abatidos pelo caçador.

Caçador que matou guardas florestais condenado a 45 anos de prisão
Notícias ao Minuto

19:57 - 11/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O caçador espanhol que matou a tiro dois guardas florestais em Lleida, na Catalunha, foi condenado a 45 anos de prisão e ao pagamento de mais de um milhão de euros às famílias das vítimas, avança o El País.

Xavier Ribes Villas, de 43 anos de idade, e David Iglesias Díez, de 39, estavam numa patrulha de rotina, no dia 21 de janeiro de 2017, quando foram mortos por Ismael Rodríguez.

Em janeiro, o caçador tinha sido considerado culpado de homicídio premeditado por um tribunal de Lleida. A sentença foi lida esta segunda-feira: 22 anos de prisão por cada vítima mortal, mais um ano adicional por posse ilegal de arma.

Conforme foi explicado em tribunal, e dado como provado, Ismael Rodríguez estava a caçar com um grupo de amigos no dia do crime. Separado dos seus amigos, foi abordado rotineiramente pelos guardas florestais, devidamente fardados, que lhe pediram que descarregasse a sua espingarda.

Sem possuir licença de caça nem licença para o porte de arma (estava caducada), o acusado, de 30 anos de idade, não lhes deu tempo de reação. "Nesse momento, virou-se para eles e com o intuito de lhes tirar a vida (...) apontou-lhes a arma e disparou sobre os dois. Aproximou-se de ambos e voltou a disparar, tendo, para isso, que recarregar a arma", escrevia a sentença.

Ismael Rodríguez voltou para o pé dos amigos e disse o que tinha acontecido, mas levou ainda uma hora a chamar as autoridades. Disse, depois, que ficou nervoso e que não sabe por que reagiu daquela forma.

Os dois guardas foram declarados mortos no local. Ambos deixaram mulher e um filho. O crime causou, na altura, uma onda de indignação em Espanha, relativamente às condições em que trabalham os guardas florestais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório