Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Graffiti antissemita a fazer recordar o Holocausto aparece em Paris

A palavra foi pintada na montra de uma loja de bagels.

Graffiti antissemita a fazer recordar o Holocausto aparece em Paris
Notícias ao Minuto

17:15 - 11/02/19 por Notícias ao Minuto 

Mundo França

Foi aberto um inquérito criminal pelas autoridades francesas depois de um graffiti antissemita a fazer recordar os dias negros do Holocausto ter aparecido em Paris. A palavra 'Juden' - a palavra alemã para judeu - foi pintada em tinta amarela na montra de uma loja de bagels no 4.º arrondissement de Paris, no passado sábado à noite.

Esta particular área da capital francesa entrou na história por ser o local onde eram reunidos milhares de homens, mulheres e crianças pelas autoridades francesas e alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, para lhes ser aplicada uma estrela amarela a identificar a religião que praticavam, e onde os seus negócios eram identificados para serem marcados com essa mesma palavra, antes de serem levados para campos de concentração.

Ao Le Parisien, o proprietário da loja, Gilles Abecassis, disse que a marca foi descoberta no sábado de manhã, "provavelmente feita durante a noite de sexta para sábado". 

"Uma marca antissemita no meio de Paris é uma a mais. 'Juden' em letras amarelas, é como se a história não tenha conseguido iluminar as consciências", reagiu o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. "A nossa resposta: fazer tudo o que for possível para que o culpado deste ultraje seja condenado. A nossa promessa - não deixar nada passar", escreveu numa publicação do Twitter.

O gabinete do procurador de Paris abriu uma investigação por "dano voluntário agravado" e "provocação e ódio racial". 

O jornal francês recorda que houve cerca de 67 mil judeus franceses, polacos e alemães a ser deportados de Paris entre junho de 1942 e julho de 1944 e que só nos anos recentes é que França tem começado a reconhecer o papel que desempenhou no Holocausto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório