Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro luxemburguês descreve Reino Unido como "reino desunido"

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, considerou hoje que o Reino Unido é um "reino desunido", onde os políticos pró-'Brexit' carecem de ideias e coragem.

Primeiro-ministro luxemburguês descreve Reino Unido como "reino desunido"
Notícias ao Minuto

16:40 - 11/02/19 por Lusa

Mundo Saída

"Um reino desunido é uma realidade mais atual do que um Reino Unido", indicou Xavier Bettel aos repórteres, após conversações com Michel Barnier, negociador da União Europeia (UE) no processo da saída do Reino Unido da UE ('Brexit').

Bettel referiu que a incerteza em curso em Londres coloca os Estados-membros da UE "numa posição" onde não sabem "o que é provável que aconteça" no futuro.

"A posição dos 'Brexiteers' [defensores do 'Brexit' mais acérrimos] hoje para resumir numa frase é: Não. Não, não e não. Não há propostas alternativas deles", sublinhou Xavier Bettel.

"São, de facto, os mesmos protagonistas do 'Brexit' e um não-acordo que não têm a coragem de colocar a questão no voto dos cidadãos", acrescentou.

O Reino Unido estabeleceu a data de 29 de março para o 'Brexit' dois anos após a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que estabelece um período de 24 meses de negociações para a saída de um Estado-membro.

Londres ativou esse artigo depois de os britânicos votarem a favor do 'Brexit' no referendo europeu realizado a 23 de junho de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório