Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Angola vai fechar representações comerciais em Portugal, Brasil e Macau

O ministro do Comércio angolano indicou hoje que todas as representações comerciais de Angola no exterior, incluindo Portugal, Brasil e Macau, vão ser encerradas até 28 deste mês, sendo substituídas pela figura de Adido Comercial junto das embaixadas.

Angola vai fechar representações comerciais em Portugal, Brasil e Macau
Notícias ao Minuto

14:01 - 11/02/19 por Lusa

Mundo Embaixada

Num comunicado, Jofre Van-Dúnem Júnior indica que a medida tem "caráter imediato e incondicional", pelo que encerram as representações em Portugal, Brasil, Macau, Espanha, Bélgica, África do Sul, Cuba, China e Estados Unidos.

Van-Dúnem Júnior justifica a medida com a necessidade de se conformar a figura dos então Representantes Comerciais de Angola no Estrangeiro ao decreto presidencial que aprovou o Estatuto Orgânico do Ministério das Relações Exteriores para a categoria de Adido Comercial junto das missões diplomáticas de acolhimento, abrangendo também o pessoal de recrutamento local.

"[A partir de 28 de fevereiro], as Representações Comerciais deixam de ter despesas de pessoal, sob cominação de responsabilização do gestor da respetiva representação", lê-se no documento.

"As Representações Comerciais de Angola no Exterior devem adotar os procedimentos conducentes à cessação de funções nos termos da lei e o concomitante regresso ao país dos funcionários de nomeação central que se encontram até à data em exercício de funções", termina o comunicado de Van-Dúnem Júnior.

O ministro não explicita no comunicado quantos funcionários estão envolvidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório