Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Javalis invadem Hong Kong. Autoridades estão a tentar resolver problema

Nos últimos anos, o número de encontros e avistamentos de javalis mais do que duplicou. Especialistas afirmam que os animais estão a perder o seu medo natural dos humanos.

Notícias ao Minuto

13:34 - 11/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Ásia

Os residentes de Hong Kong estão a habituar-se à presença habitual de javalis nas ruas da cidade. Os encontros com estes animais são cada vez mais frequentes, como se já fizessem parte do tecido urbano da ilha de Hong Kong.

Dados do Agriculture, Fisheries and Conservation Department mostram que o número de avistamentos e encontros com javalis em Hong Kong passou dos 294 em 2013 para os 679 até outubro do ano passado.

Os javalis, que podem pesar até 200 quilos, já foram vistos no centro financeiro de Hong Kong, já espalharam o caos num centro comercial e até já circularam no aeroporto internacional de Hong Kong, de acordo com a CNN.

Os javalis têm chegado às áreas urbanas provenientes da floresta subtropical que rodeia a área que está desenvolvida de Hong Kong.

Rachel Duffell, que costuma correr nas ruas de Hong Kong, disse à CNN que em 2012 os encontros com javalis eram raros e que habitualmente os animais fugiam. Agora nem se “bater palmas e gritar” isso acontece.

Os javalis habituaram-se a que as pessoas lhes dessem comida e, segundo especialistas, perderam o seu medo natural dos humanos. Uma situação que representa perigos para ambas as espécies.

Embora não sejam animais “geralmente agressivos”, como realça Howard Wong, diretor da escola veterinária da Universidade de Hong Kong, “como a maioria dos animais selvagens, se forem encurralados vão reagir”. Além disso, têm dentes aguçados e os machos costumam ter presas.

Nesta altura, o Agriculture, Fisheries and Conservation Department está a implementar um programa que visa capturar os javalis e relocalizá-los em áreas remotas.

No entanto, também já foram feitas propostas estranhas para resolver esta invasão de javalis. Um legislador sugeriu a libertação de predadores naturais na floresta. O AFCD lembrou atempadamente que qualquer predador grande o suficiente para matar os javalis representaria um risco para as pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório