Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido e Suíça assinam acordo para manter relações comerciais

O Reino Unido assinou hoje um acordo com a Suíça para garantir a continuidade dos laços comerciais e económicos entre os dois países após a saída britânica da União Europeia (UE) a 29 de março.

Reino Unido e Suíça assinam acordo para manter relações comerciais
Notícias ao Minuto

13:17 - 11/02/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

O pacto entrará em vigor assim que os acordos entre a Suíça e a UE deixarem de ser aplicáveis às relações entre a Suíça e o Reino Unido, seja o Brexit feito com ou sem acordo, disseram as autoridades suíças num comunicado.

"Se a fase de transição planeada entre a UE e o Reino Unido entrar em vigor em 30 de março de 2019, os acordos bilaterais entre a Suíça e a UE continuarão a ser aplicáveis entre a Suíça e o Reino Unido", refere um comunicado publicado hoje pelas autoridades suíças.

Por outro lado, no caso de um Brexit sem acordo, "o acordo será aplicado provisoriamente a partir de 30 de março de 2019".

O ministro do Comércio Internacional britânico, Liam Fox, e o conselheiro federal suíço Guy Parmelin, que dirige o Ministério Federal de Assuntos Económicos, formalizaram o acordo em Berna.

O governo da Suíça, que não faz parte da UE, refere que o acordo "replica a grande maioria dos acordos comerciais com a UE que atualmente regem as relações entre a Suíça e o Reino Unido" e cobre áreas como contratos públicos, agricultura e a luta contra a fraude.

Os dois países já tinham assinado protocolos sobre transporte rodoviário, transporte aéreo, seguros e livre circulação de pessoas, mas o acordo de hoje centra-se nas relações económicas e abrange o Principado do Liechtenstein sob a União Aduaneira Suíça-Liechtenstein.

Este é o primeiro acordo comercial que o governo britânico assina com países terceiros para preparar a saída a saída da UE a 29 de março.

Liam Fox mostrou-se confiante em 2017 de que seria possível replicar cerca de 40 acordos comerciais que a UE tem com países terceiros para garantir que as relações comerciais com esses países não seriam perturbadas pelo 'Brexit'.

Na semana passada, a Confederação da Indústria Britânica (CBI) avisou que os acordos, que garantem negócios com países em cinco continentes, incluindo o Japão, Turquia, Coreia do Sul ou Canadá.

A saída do Reino Unido da UE está marcada para 29 de março, mas um período de transição até ao final de 2020 em que o país continuaria no mercado único europeu está em risco devido à dificuldade do governo em fazer passar um Acordo de Saída negociado com Bruxelas.

Após ter rejeitado o texto por uma margem de 230 votos, o parlamento britânico votou a favor de uma renegociação do documento para mudar uma disposição relacionada com a Irlanda do Norte, o que a UE recusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório