Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

ONU quer acesso a alimentos que podem apodrecer para distribuir no Iémen

A ONU pressionou hoje os beligerantes iemenitas a permitirem o acesso a importantes reservas de cereais em Hodeida, no oeste do país, alertando que os alimentos esperados por milhões de civis correm o "risco de apodrecer".

ONU quer acesso a alimentos que podem apodrecer para distribuir no Iémen
Notícias ao Minuto

11:51 - 11/02/19 por Lusa

Mundo Hodeida

"A urgência de acesso das Nações Unidas aos silos do mar Vermelho em Hodeida aumenta dia a dia", sublinharam o mediador da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, e o secretário-geral adjunto para os Assuntos Humanitários da organização, Mark Lowcock.

As reservas do Programa Alimentar Mundial podem alimentar 3,7 milhões de pessoas durante um mês, mas estão inacessíveis há cinco meses e correm o "risco de apodrecer", afirmaram num comunicado conjunto.

A ONU tem distribuído ajuda alimentar a 12 milhões de pessoas no Iémen, um país pobre e devastado por uma guerra desde meados de 2014 entre o governo e os rebeldes Huthis.

"Garantir o acesso aos silos é uma responsabilidade de todas as partes em conflito no Iémen. Com um acesso seguro, a ONU pode fazer chegar estes alimentos tão urgentemente necessitados", adiantaram os responsáveis da ONU.

A 07 de fevereiro, Lowcock tinha pedido aos rebeldes, que controlam uma via chave, para permitirem o acesso aos alimentos que se encontram numa zona controlada pelas forças pró-governamentais.

A ONU tenta que seja aplicado um acordo negociado em dezembro na Suécia de tréguas em Hodeida, por cujo porto entra parte essencial da ajuda humanitária ao país.

A guerra no Iémen, que provocou a pior crise humanitária do mundo, já causou mais de 10.000 mortos e 60.000 feridos desde 2015, segundo um balanço parcial da Organização Mundial de Saúde.

Organizações não-governamentais calculam que o número de mortos é largamente superior, indicando algumas um balanço cinco vezes maior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório