Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Roubados bonsais no valor de 104 mil euros. "Tratávamo-los como filhos"

Um dos bonsais tem 400 anos e é considerado uma raridade.

Roubados bonsais no valor de 104 mil euros. "Tratávamo-los como filhos"
Notícias ao Minuto

11:43 - 11/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Japão

Numa série de assaltos registados no último mês, foram roubados sete bonsais do jardim de um criador de bonsais perto de Tóquio, no Japão. As sete pequenas árvores tinham um valor estimado de pelo menos 13 milhões de ienes (cerca de 104 mil euros), avança a CNN.

Um dos bonsais tinha 400 anos, era uma árvore rara considerada uma estrela no universo dos bonsais. Aliás, só esta árvore valia mais de 10 milhões de ienes (80 mil euros), segundo Fuyumi Iimura, a esposa do criador de bonsais Seiji Iimura.

“Tratávamos estas árvores de miniatura como se fossem os nossos filhos. Não há palavras que possam descrever o que sentimos. É como se nos cortassem os membros”, contou, acrescentando que os ladrões serão provavelmente profissionais pois roubaram as árvores mais valiosas dos cerca de três mil bonsais que têm.

Os bonsais roubados podem render muito dinheiro no mercado negro. O casal Iimura espera recuperar os seus bonsais, mas se isso não acontecer esperam que os ladrões cuidem bem dos bonsais.

“Eu quero que as pessoas que roubaram os bonsais se certifiquem de que os regam. O shimpaku vive há 400 anos. Precisa de ser tratado e não pode passar uma semana sem água (…) Os bonsais podem viver para sempre”, sublinha Fuyumi Iimura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório