Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Candidatura de princesa tailandesa a primeira-ministra desclassificada

A comissão apontada pela família real bloqueou formalmente a corrida de Ubolratana à chefia do Governo tailandês, após o rei ter classificado a decisão como "inapropriada".

Candidatura de princesa tailandesa a primeira-ministra desclassificada
Notícias ao Minuto

10:09 - 11/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Tailândia

A Comissão Eleitoral tailandesa - apontada pela família real - bloqueou esta segunda-feira formalmente a princesa Ubolratana de ser candidata a primeira-ministra. A decisão surge dias depois de o seu irmão, o rei Vajiralongkorn, ter emitido um comunicado onde classificava a decisão sem precedentes da irmã como "inapropriada".

Segundo o órgão eleitoral a decisão da princesa de 67 anos de se candidatar à chefia do governo tailandês pelo partido da oposição Raksa Chart era inconstitucional.

Os nomes dos candidatos foram anunciados, o da princesa Ubolratana não figura na lista porque todos os membros da família real devem estar acima da política", referiu a Comissão eleitoral.

O monarca decretou na sexta-feira que nenhum membro da família real se deve envolver na política, invalidando assim a candidatura e fazendo com que o partido concordasse em retirar a candidatura.

O Raksa Chart procura agora o perdão real, conta o Bankok Post, acrescentando que o partido est+a a ponderar se os seus responsáveis se devem demitir de forma a garantir que a sua estratégia eleitoral continua intacta após a nomeação da princesa.

Ubolratana, licenciada no MIT, abdicou de todos os seus títulos reais quando casou com um plebeu. Mas a família real considerou que ao ter nascido no seio da realeza tinha de se reger pelos mesmos princípios. Foi o primeiro membro da realeza tailandesa a aceitar a nomeação para um cargo público de importância desde 1932.

As eleições parlamentares são a 24 de março e são as primeiras desde o golpe de Estado militar em 2014 liderado pelo atual chefe de governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório