Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Publicou um quadro pintado pela mãe. Sem querer, criou um fenómeno online

Jovem publicou nas redes sociais uma fotografia da mãe, com a sua pintura de um cisne. Mal sabia ele que estava a dar início a uma curiosa corrente artística.

Publicou um quadro pintado pela mãe. Sem querer, criou um fenómeno online
Notícias ao Minuto

17:16 - 10/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reddit

Um adolescente norte-americano achou graça quando a mãe lhe mostrou o resultado de uma ida a uma aula de pintura e publicou uma fotografia do momento na internet. Era um quadro amador, de um cisne.

"A minha mãe pintou isto e disse que ninguém iria gostar. É a segunda pintura que faz", escreveu Matthew Decker, orgulhoso, na publicação que fez no Reddit, no passado dia 15 de janeiro. Os utilizadores apreciaram o gesto e, em poucas horas, tinha mais de 24 mil votos positivos (uma espécie do botão 'gosto' do Facebook).

No dia seguinte, Kristoffer Zetterstrand, um artista sueco conhecido pelas pinturas do jogo Minecraft, viu a publicação e teve uma ideia para fazer a sua 'pintura de aquecimento' do dia: aquela fotografia da mãe de Matthew Decker a segurar a sua pintura.

Em baixo a fotografia original, na publicação original:

My mom painted this and said no one would like it. It's her 2nd painting.

Agora, a interpretação de Zetterstrand. "Pintei a mãe de alguém", escreveu.

I painted somebody's mom from r/pics

A coisa poderia ter parado aqui, mas não parou. A corrente tinha apenas iniciado. Dois dias depois, uma estudante de jornalismo canadiana, Laila Amer, pintou a fotografia de Zetterstrand. "Levou tempo e não ficou perfeito, mas pintei o tipo que pintou a mãe de alguém", escreveu.

Took a while and not perfect, but i painted the guy who painted the other guy’s mom from r/pics

Já está a imaginar como isto acabou, certo? A partir daqui sucederam-se as pinturas de fotografias de pinturas de fotografias… Enfim, uma espécie de matriosca a duas dimensões.

Notícias ao Minuto© Seamus Wray

Mais uma:

Notícias ao Minuto© Traci Sethre

Só mais uma:

Notícias ao Minuto© Travis Simpson

Cindi Decker, de 55 anos, natural de Jacksonville, indicou ao Washington Post que recebeu a alcunha de "mãe honorária do Reddit", uma vez que se tornou numa sensação naquela plataforma. Matthew até já criou uma conta especial no Reddit - 'imthemomwhopaints' - para que Cindi possa agradecer aos seus 'seguidores', embora tenha ficado um pouco nervosa quando soube que estava a fazer furor na internet.

"Tinha medo de ler muitos comentários de ódio. Mas estava enganada", chegou a escrever, numa publicação.

"Tanta gente tem sido tão amável", indicou, explicando que as pessoas lhe pedem para publicar a sua próxima pintura. "Mas não o vou fazer. Não quero abusar deste momento", esclareceu, sublinhando que está satisfeita com os seus cinco minutos de fama.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório