Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Jornal chinês destaca na primeira página 40 anos de relação com Portugal

O principal jornal oficial chinês de língua inglesa assinala hoje na primeira página o 40.º aniversário das relações diplomáticas Portugal-China, citando a vontade expressa pelos chefes de Estado dos dois países em impulsionar os laços bilaterais.

Jornal chinês destaca na primeira página 40 anos de relação com Portugal
Notícias ao Minuto

13:03 - 09/02/19 por Lusa

Mundo Aniversário

Na edição de fim-de-semana, o China Daily destacou o compromisso do Presidente chinês, Xi Jinping, e do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, em "fazerem esforços concertados para impulsionar as relações bilaterais, visando beneficiar os dois países e os dois povos".

Portugal e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas a 08 de fevereiro de 1979.

As relações bilaterais ficaram marcadas, nas primeiras duas décadas, pelo processo de transição de Macau para a soberania chinesa, mas, nos últimos anos, voltaram-se a intensificar, à medida que o país asiático se tornou num dos principais investidores em Portugal.

Na mensagem congratulatória enviada ao homólogo português, e citada pelo China Daily, Xi Jinping referiu que, nos últimos 40 anos, os dois países "têm promovido o desenvolvimento saudável dos laços bilaterais, no espírito do respeito mútuo".

Portugal e China "tratam-se com igualdade e beneficiam de uma cooperação assente em benefícios para ambos", afirmou o chefe de Estado chinês.

Xi destacou ainda o processo de transição de Macau para a soberania chinesa.

"Os dois lados estabeleceram um bom exemplo sobre como resolver questões herdadas da História através de consultas amigáveis", realçou.

O líder chinês destacou ainda o aumento das visitas de alto nível, desde que, em 2005, Lisboa e Pequim estabeleceram uma Parceria Estratégica Global, visando reforçar a cooperação nos domínios político, economia, língua, cultura e educação, ciência e tecnologia, justiça e saúde.

"A confiança política mútua foi aprofundada e resultados foram alcançados em várias áreas", escreveu.

Xi, que realizou, em dezembro passado, uma visita de Estado a Portugal, afirmou estar pronto para trabalhar com Marcelo Rebelo de Sousa para que o 40.º aniversário sirva como um "novo ponto de partida" para "elevar as relações bilaterais para um novo nível".

Segundo o China Daily, também o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, trocou mensagens congratulatórias com o homólogo António Costa.

Fundado no início da década de 1980, depois de o Partido Comunista Chinês ter adotado a política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior", o China Daily é o mais antigo jornal oficial chinês de língua inglesa, com edições diárias no continente, em Hong Kong e nos Estados Unidos, e edições semanais para a Europa e África.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório