Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Tigre raro do zoo de Londres mata potencial parceira no primeiro encontro

O animal fazia parte de um programa de acasalamento para preservar os tigres da Sumatra.

Tigre raro do zoo de Londres mata potencial parceira no primeiro encontro
Notícias ao Minuto

23:04 - 08/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Redes Sociais

Durante dez dias o jardim zoológico de Londres manteve o seu recém-chegado tigre da Sumatra macho, Asim, numa jaula separada de Melati, a tigre fêmea que se iria tornar supostamente a sua parceira.

Os zoólogos deram-lhes tempo para se habituarem à presença e cheiro um do outro e esperaram pela altura que acharam correta para os juntar. Na sexta-feira, puseram os dois tigres juntos no mesmo habitat do parque mas, para choque dos tratadores que tentaram intervir em vão, Asim matou Melati.

Em comunicado, citado pela Associated Press, o zoo de Londres deu conta de que estão "devastados pela perda de Melati e de coração partido pelo volte face inesperado". Explicaram ainda que os especialistas estiveram a monitorizar cuidadosamente as reações dos tigres desde que Asim tinha chegado e que tinham visto "sinais positivos" que indicavam que poderiam ser postos no mesmo local.

Os planos de contingência nestas situações implicam que os tratadores usem sons altos, sinais de alerta com cor e alarmes para distrair os tigres, mas neste caso nada resultou. Ainda conseguiram levar o macho para a outra jaula, mas nesse momento Melati já estava morta.

O incidente pôs fim à esperança de que os dois iriam procriar como parte do programa de acasalamento dos tigres da Sumatra. Segundo a organização Tigers in Crisis só há cerca de 500 a 600 tigres da Sumatra em ambiente selvagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório