Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Um morto e uma centena de feridos em colisão de comboios em Barcelona

O acidente ocorreu entre Sant Vicenç de Castellet e Manresa.

Notícias ao Minuto

18:24 - 08/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

Uma colisão entre dois comboios, em Barcelona, resultou na tarde desta sexta-feira num morto e pelo menos 105 feridos. Quatro dos feridos são graves, nove são menos graves e as restantes 92 são leves.

De acordo com o El País, a vítima morta é a maquinista de um dos comboios, uma mulher de 26 anos, que não trabalhava há muito tempo na Renfe.

O acidente ocorreu entre Sant Vicenç de Castellet e Manresa, pelas 18h25 (17h25 em Lisboa).

O porta-voz da Renfe, empresa que gere os transportes ferroviários, explicou que um dos comboios ia em direção a Barcelona, na linha R12 e outro, na linha R4, ia para Manresa, "Embora seja uma zona de via dupla, os dois circulavam na mesma, É uma situação que não deveria ter acontecido e temos de investigar o que se passou", disse.

O primeiro alerta foi feito por um passageiro, que chamou o 112. Os bombeiros da Generalitat referem que foram enviadas para o local 20 viaturas de emergência e que foi necessário desencarcerar uma pessoa.

Segundo o La Vanguardia, que cita testemunhas, os outros passageiros saíram das carruagens pelo seu próprio pé.

A circulação está interrompida e os passageiros foram transportados de autocarro para Manresa.

A linha onde a colisão ocorreu é a R4, a mesma onde no passado mês de novembro morreu uma pessoa e 49 ficaram feridas num descarrilamento.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, já recorreu ao Twitter para expressar a sua solidariedade e apoio para com as vítimas. "Todo o meu carinho e apoio para as famílias da pessoa falecida e dos feridos".

[Notícia atualizada às 20h45] 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório