Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Estado indiano vai distribuir ouro para noivas das famílias mais pobres

A oferta acontece em ano de eleições na Índia e não é caso único.

Estado indiano vai distribuir ouro para noivas das famílias mais pobres
Notícias ao Minuto

23:52 - 07/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Assam

O estado de Assam anunciou que vai oferecer ouro no valor de mais de 450 euros às noivas das famílias mais pobres, segundo a Sky News. A medida foi revelada pelo ministro das Finanças do estado de Assam, Himanta Biswa Sarma. O responsável considera que este programa pretende evitar que as famílias se endividem para pagar os casamentos das filhas.

“Um ritual tradicional que faz parte da sociedade de Assam há vários séculos é o de oferecer ornamentos de ouro à filha como uma bênção por deixar a casa do pai e começar uma nova vida”, explicou o ministro das Finanças do estado de Assam.

Vão ser canalizados três mil milhões de rupias para este programa (cerca de 36,7 milhões de euros). Esta soma pode comprar 875 quilos de ouro, o suficiente para 80 mil noivas. O programa está limitado a duas noivas por família cujo rendimento seja inferior a 500 mil rupias por ano (seis mil euros).

Mas esta não é a única medida que o governo indiano está a promover. Em maio há eleições gerais na Índia e a popularidade do Executivo liderado por Narendra Modi tem sido alvo de contestação devido ao elevado nível de desemprego e aos baixos salários.

De forma a alterar esta percepção, o governo já tinha anunciado na semana passada que iria distribuir dinheiro pelos agricultores e reduzir os impostos nas classes mais baixas.

A oposição segue a mesma estratégia. Já prometeu que os agricultores não terão de pagar na totalidade os empréstimos que pediram aos bancos e compromete-se a oferecer uma ajuda financeira aos desempregados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório