Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

'Mãos a afogarem-se': a arte contra a política anti-imigração de Itália

A instalação é uma forma de protesto contra a posição defendida pelo ministro do Interior, Matteo Salvini.

'Mãos a afogarem-se': a arte contra a política anti-imigração de Itália
Notícias ao Minuto

16:20 - 07/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Protestos

A cidade costeira de Pescara, em Itália, é o mais recente palco de uma forma de protesto original. Trata-se de uma instalação de arte que exibe várias mãos esticadas a apontarem para o céu, como se fossem pessoas a afogarem-se. Uma manifestação da arte contra a política anti-imigração de Itália, que tem em Matteo Salvini, o ministro do Interior, o seu mais visível defensor.

Segundo a CNN, esta instalação é obra de uma rede de ONG e instituições de solidariedade denominada Rete Oltre il Ponte. As mãos a afogarem-se pretendem recordar a realidade negra dos últimos anos dos migrantes e refugiados que morreram no mar Mediterrâneo. De acordo com a UNHCR, no ano passado 2.275 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas ao tentarem chegar às costas dos países do sul da Europa.

A instalação é repetente. No início da semana as mãos tinham sido colocadas em Atri, mas foram retiradas pela polícia, adianta o La Reppublica. Agora, a escolha de Pescara não foi coincidência.

É que Matteo Salvini tem agendada uma visita à cidade esta quinta-feira. As mãos estão na principal praça da cidade em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Salvini tem mantido uma posição dura e intransigente relativamente à imigração. Não permite que barcos que resgataram migrantes e refugiados possam atracar nos portos italianos e foi o principal responsável por uma lei que aboliu a “proteção humanitária” dos imigrantes que não correspondem a restritos critérios de asilo, facilitando assim a sua expulsão de Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório