Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Irão terá tentado o lançamento de um novo satélite

O Irão terá tentado o lançamento de um satélite, o segundo desde o início do ano, indicam imagens de satélite, divulgadas pela empresa DigitalGlobe.

Irão terá tentado o lançamento de um novo satélite
Notícias ao Minuto

07:30 - 07/02/19 por Lusa

Mundo DigitalGlobe

De acordo com a empresa do Colorado, o foguete que se encontrava no Centro Espacial Imam Khomeini, na província de Semnan, desapareceu, deixando marcas de queimadura na plataforma onde este se encontrava.

O lançamento terá ocorrido na quarta-feira, mas as autoridades iranianas não se pronunciaram sobre o assunto.

Em 15 de janeiro, o Irão lançou um satélite, contudo o foguete que o transportava não conseguiu entrar em órbita, afirmaram as autoridades iranianas.

O foguete que transportava o satélite Payam não conseguiu atingir a "velocidade necessária" no terceiro estágio do seu lançamento, disse o ministro das Telecomunicações, Mohammad Javad Azari Jahromi, à TV estatal iraniana.

Para além do satélite Payam, Teerão pretendia enviar mais um satélite.

"Doosti (nome do segundo satélite) está à espera de órbita", escreveu, sem especificar, o ministro iraniano, na sua conta da rede social Twitter.

As pretensões espaciais do Irão são criticadas pelos Estados Unidos.

O secretário da defesa norte-americano, Mike Pompeo, disse que os planos do Irão em enviar satélites para o espaço desafiam uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, que aconselha Teerão a não desenvolver atividades relacionadas com mísseis balísticos capazes de albergar armas nucleares.

O Irão insiste que os lançamentos não violam a resolução.

Na última década, o país enviou vários satélites de curta duração e em 2013 lançou um foguete com um macaco para o espaço. Os EUA temem que a mesma tecnologia de lançamento de satélites possa ser usada para desenvolver mísseis de longo alcance capazes de transportar armas nucleares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório