Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Não é uma miragem: A mão gigante que se ergue no deserto de Atacama

A escultura tem 11 metros de altura e surpreende quem explora o deserto chileno.

Não é uma miragem: A mão gigante que se ergue no deserto de Atacama
Notícias ao Minuto

21:56 - 06/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Chile

O deserto do Atacama, no norte do Chile, é o mais seco do mundo, se excluirmos as regiões polares. Com paisagens que podem ser confundidas com as de Marte, não é de admirar que seja pela NASA para testar os seus rovers enviados para o Planeta Vermelho. É neste cenário árido que se eleva uma mão gigante. Os visitantes que decidem explorar esta paisagem podem achar inicialmente que se trata de uma miragem. Não é o caso. É uma escultura da autoria do chileno Mario Irarrázabal.

Intitulada ‘Mano del Desierto’, tem 11 metros de altura e pode ser vista a alguma distância na paisagem árida do deserto de Atacama. Foi construída em 1992 e Mario Irarrázabal recorreu ao betão e ao ferro para esta escultura, que foi financiada por uma organização local, a Corporación Pro Antofagasta.

Desconhece-se o significado do monumento. Para alguns deve servir de recordação da humildade dos humanos perante a natureza, para outros é um elogio à capacidade humana de superar as probabilidades.

Esta mão não é um monumento único, no entanto. Faz parte de um par e a outra mão foi construída 10 anos antes numa praia de Punta del Este, no Uruguai.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório