Meteorologia

  • 23 ABRIL 2019
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 12º

Edição

Lula condenado a pena de 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção

O processo diz respeito às obras numa propriedade Atibaia que foram feitas pela Odebrecht e pela OAS.

Lula condenado a pena de 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção
Notícias ao Minuto

18:50 - 06/02/19 por Fábio Nunes 

Mundo Brasil

O antigo presidente brasileiro Lula da Silva foi condenado esta quarta-feira a cumprir uma pena de prisão de 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no processo relativo a uma propriedade em Atibaia, uma zona de São Paulo. A notícia está a ser avançada pelo jornal O Globo. 

A sentença foi anunciada pela juíza Gabriela Hardt. Lula foi condenado pelas obras que a Odebrecht e a OAS fizeram na propriedade de Atibaia, com dinheiro de subornos da Petrobras no valor de um milhão de reais (cerca de 238 mil euros). 

Ao proferir a sentença, a juíza Gabriela Hardt realçou que este crime fazia parte de um esquema mais alargado no qual os subornos tornaram-se normais com o objetivo de garantir que o PT continuava no poder. 

"O condenado recebeu vantagem indevida no decurso do cargo de presidente da República, de quem se exige um comportamento exemplar enquanto maior mandatário da República", referiu a magistrada. 

A defesa de Lula tinha pedido a absolvição do petista neste processo judicial, alegando que Lula nunca foi proprietário da residência em Atibaia. 

Esta é a segunda condenação do ex-presidente no âmbito do processo Lava-Jato. Atualmente, Lula da Silva está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba a cumprir uma pena de prisão de 12 anos e um mês relacionada com o caso do triplex do Guarujá. 

Há ainda uma terceira ação judicial a decorrer contra Lula na Justiça Federal de Curitiba. Em causa está a compra de um imóvel pela construtora Odebrecht para o Instituto Lula. Custou 12 milhões de reais (mais de 2,8 milhões de euros) mas nunca foi usado pelo Instituto. 

[Notícia atualizada às 19h26]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório