Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Senado contradiz Trump sobre retirada de soldados da Síria

O Senado norte-americano aprovou hoje por larga maioria uma emenda em que se opõe à retirada de tropas da Síria e do Afeganistão, sinal do mal-estar face à estratégia do presidente Donald Trump mesmo entre os republicanos.

Senado contradiz Trump sobre retirada de soldados da Síria
Notícias ao Minuto

15:52 - 05/02/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A emenda a um projeto de lei sobre a segurança no Médio Oriente "exprime o sentimento do Senado de que os Estados Unidos enfrentam ameaças de grupos terroristas que operam na Síria e no Afeganistão e que uma retirada precipitada dos Estados Unidos poderá pôr em risco os progressos duramente conquistados, assim como a segurança nacional".

Dos 100 senadores, 70 aprovaram a emenda e 26 votaram contra. Os republicanos têm a maioria no Senado (53) e apenas três votaram contra a emenda, que irá integrar o projeto de lei apresentado por Mitch McConnell, líder republicano na câmara alta do parlamento norte-americano.

O grupo extremista "Estado Islâmico (EI) e a Al-Qaida ainda não foram vencidos", afirmou McConnell, contrariando declarações de Trump.

O presidente dos Estados Unidos anunciou em dezembro a retirada dos 2.000 soldados norte-americanos na Síria, afirmando que os 'jihadistas' do EI tinham sido vencidos.

Trump também tem falado sobre a sua intenção de sair logo que possível do Afeganistão após 17 anos de conflito e em dezembro referiu a possibilidade de retirar metade dos 14.000 soldados norte-americanos lá destacados.

A decisão inesperada sobre a Síria levou à demissão do ministro da Defesa Jim Mattis e causou consternação entre os aliados europeus e curdos dos Estados Unidos.

O projeto de lei de McConnell considera novas sanções contra a Síria e protege as autoridades locais dos Estados Unidos que decidem não trabalhar com empresas que boicotam Israel.

O texto é hoje alvo de um voto final no Senado e vai depois à Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório