Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Morreu o inventor do ibuprofeno, descoberto quando lhe curou uma ressaca

Stewart Adams morreu, em Nottingham, no passado dia 30 de janeiro aos 95 anos de idade.

Morreu o inventor do ibuprofeno, descoberto quando lhe curou uma ressaca
Notícias ao Minuto

12:21 - 05/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Stewart Adams

Morreu na passada quarta-feira Stewart Adams, o líder da equipa que inventou o ibuprofeno. O farmacêutico, de 95 anos de idade, morreu em sua casa, em Nottingham, Inglaterra, de acordo com o Evening Standard.

O cientista trabalhava na farmacêutica Boots quando iniciou as suas investigações com o objetivo de encontrar um novo tratamento para a artrite reumatóide. Era necessário um medicamento que fosse tão eficaz como os esteroides, mas sem os efeitos secundários.

Adams estudava os anti-inflamatórios que existiam na altura, em particular na aspirina, que tinha sido o primeiro fármaco anti-inflamatório sem esteroides (1897). A aspirina, porém, era usada como analgésico, ou seja, tinha que ser administrada em altas doses para doenças como a artrite reumatóide, gerando efeitos secundários.

Esse foi, portanto, o foco do trabalho, encontrar um anti-inflamatório eficaz sem esteroides.

A descoberta deu-se em 1961 quando, horas antes de fazer um discurso importante, estava com uma dor de cabeça latejante, resultado de uma ressaca. Decidiu tomar uma dose de 600mg do composto que trabalhavam e  ficou curado muito rapidamente.

O medicamento acabaria por ser aprovado sete anos depois, sendo utilizado para o tratamento da dor, febre e inflamação.

Adams permaneceu na Boots toda a sua carreira, mas sempre ligado à Universidade de Nottingham, instituição da qual recebeu um doutorado honorário em 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório