Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

A primavera chega mais cedo, prevê a marmota mais famosa dos EUA

Com o frio 'de rachar' que se tem feito sentir em muitas partes dos Estados Unidos, a previsão pode parecer contraditória. Mas a tradição ainda é o que era.

A primavera chega mais cedo, prevê a marmota mais famosa dos EUA
Notícias ao Minuto

19:36 - 04/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Punxsutawney

Há 133 anos que uma pequena cidade norte-americana conta com uma marmota como meteorologista de serviço.

Todos os anos, a 2 de fevereiro, a população local (e a imprensa nacional e internacional) estão atentas ao que se passa em Punxsutawney, a cerca de 60 quilómetros de Pittsbourgh. 

É que o dia 2 de fevereiro é dia de 'Groundhog Day' - o dia da marmota.

Se isto lhe diz alguma coisa, não é de estranhar. Este dia dedicado à marmota foi popularizado muito para lá dos Estados Unidos à conta de 'Groundhog Day' ('O Feitiço do Tempo', na tradução portuguesa), uma comédia de 1993 protagonizada por Bill Murray que conta com um mecanismo narrativo curioso: no filme, Bill Murray interpreta um repórter de meteorologia que vai cobrir o evento, mas que acorda todas as manhãs a reviver o mesmo dia. Precisamente o dia da marmota.

Este Dia da Marmot de 2019 decorreu no último sábado. Diz a superstição que se estiver sol e a marmota Phil sair da sua toca e vir a sua sombra, é sinal de que o inverno ainda dura mais seis semanas.

Este ano, o Punxsutawney Phil, como é conhecida a marmota (como é bom de ver, não é a mesma marmota há 133 anos mas, para o caso, isso pouco importa), não viu a sua sombra.

Segundo reza a lenda, como a marmota não viu a sua sombra, isto é sinal de que os dias de frio de dezenas de graus celsius negativos registados na última semana em várias partes dos EUA não se vão prolongar demasiado. Este ano, 'diz' a marmota, a primavera chega mais cedo.

Fique com o momento em que a marmota deu as novidades sobre o inverno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório