Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Militares franceses ajudam Chade a deter grupo armado em 40 camiões

Uma patrulha francesa ajudou no domingo o Exército do Chade a controlar, no norte do país, uma coluna de 40 camiões de um grupo armado da Líbia, informou hoje o Ministério da Defesa francês.

Militares franceses ajudam Chade a deter grupo armado em 40 camiões
Notícias ao Minuto

12:22 - 04/02/19 por Lusa

Mundo MNE

"Essa intervenção, em resposta ao pedido das autoridades chadianas, ajudou a impedir o avanço hostil do grupo e a dispersar a coluna", lê-se no comunicado divulgado hoje em Paris.

Os combatentes franceses no Sahel Barkhane, partindo da base aérea de N'Djamena, realizaram pela primeira vez um voo de aviso a uma altitude muito baixa sobre a coluna, que ainda assim continuou a avançar, obrigando a que uma segunda patrulha do Mirage 2000, em seguida, tenha procedido a dois ataques.

"A coluna tinha sido vista há pelo menos 48 horas. A força aérea chadiana já havia tentado detê-los", antes de pedir a intervenção francesa, detalhou o porta-voz do Estado Maior francês, coronel Patrik Steiger.

Os ataques franceses ocorreram "entre Tibesti e Ennedi" contra este grupo armado com identidade não especificada, que conseguiu entrar até 400 km para o interior do Chade, acrescenta o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório