Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Espanha reconhece Juan Guaidó como presidente interino

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje em Madrid que a Espanha reconhece o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela.

Espanha reconhece Juan Guaidó como presidente interino
Notícias ao Minuto

09:27 - 04/02/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"O Governo de Espanha anuncia que reconhece oficialmente o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela", disse Pedro Sánchez numa declaração em direto a partir da sede do executivo.

O primeiro-ministro espanhol exigiu a realização de eleições "livre e democráticas, com garantias e sem exclusões", para que os venezuelanos tenham "voz e voto, sem medo, sem ameaças" e para que a Venezuela seja dona "do seu próprio destino".

Pedro Sánchez sublinhou que o reconhecimento de Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela, tem um "horizonte claro", que é a convocação de eleições "no mais curto prazo possível".

"A partir de hoje, vamos continuar a dedicar o nosso esforço à tarefa de ajudar a alcançar a liberdade, a prosperidade e a concórdia de todos os venezuelanos", acrescentou Sánchez.

Vários países europeus, incluindo Portugal, Alemanha, França, Espanha e Reino Unido, deram até domingo a Maduro para convocar novas eleições presidenciais, caso contrário, reconheceriam o rival Juan Guaidó como Presidente interino.

A crise política na Venezuela, onde residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes, soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório