Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Papa pede respeito pelas tréguas no Iémen antes de partir para Emirados

O papa apelou hoje às fações envolvidas no conflito no Iémen para que cumpram "urgentemente" os acordos alcançados para uma trégua na cidade portuária de Hodeida, permitindo entrar ajuda que ponha fim à crise humanitária naquele país.

Papa pede respeito pelas tréguas no Iémen antes de partir para Emirados
Notícias ao Minuto

12:39 - 03/02/19 por Lusa

Mundo Crise

Francisco exprimia-se no Vaticano depois da oração do 'Angelus', antes de embarcar num avião para os Emirados Árabes Unidos - que têm sido o principal aliado da Arábia Saudita na guerra no Iémen -- evitando desta forma constranger os seus anfitriões com um apelo público sobre este assunto enquanto estiver na região.

"Lanço um apelo a todas as partes envolvidas e à comunidade internacional para favorecerem de modo urgente o respeito dos acordos estabelecidos, assegurarem a distribuição de cuidados e trabalharem para o bem da população", declarou.

O papa afirmou ainda que segue a crise humanitária no Iémen "com grande preocupação" e lamentou que neste país existam muitas "crianças que têm fome e têm sede, não têm medicamentos e tenham a sua vida em perigo".

"A população está esgotada pelo demorado conflito e muitas crianças padecem de fome, mas não é possível aceder às lojas de alimentos. O grito destas crianças e dos seus pais eleva-se perante Deus", afirmou.

Francisco viaja para Abu Dhabi para participar numa conferência sobre o diálogo inter-religioso, uma iniciativa patrocinada pelo Conselho de Anciãos Muçulmanos, com sede nos Emirados, que visa combater o fanatismo religioso e promover uma postura moderada do Islão.

A ideia partiu do xeque Ahmed el-Tayeb, o grande imã da mesquita egípcia de Al-Azhar, a reverenciada sede de mil anos do islamismo sunita que treina clérigos e estudiosos de todo o mundo.

Num comunicado divulgado no sábado, a Mesquita Al-Azhar descreveu a reunião como "histórica" e elogiou a "relação profundamente fraternal" entre o imã e o papa, que até inclui saudações de aniversário.

Por seu lado, numa mensagem de vídeo para os Emirados, na véspera de sua viagem, Francisco prestou homenagem ao seu "amigo e querido irmão" el-Tayeb e elogiou a sua coragem em convocar a reunião para afirmar que "Deus une e não se divide".

O papa deve ter um encontro privado na segunda-feira com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed ben Zayed Al-Nahyane, homem forte dos Emirados, durante o qual o sumo pontífice católico poderá abordar a situação no vizinho Iémen.

O chefe dos observadores da ONU em Hodeida reuniu hoje os representantes do Governo e dos rebeldes iemenitas num barco para tentar fazer aplicar um acordo de tréguas nesta cidade portuária, que é o principal ponto de entrada de importações e de ajuda humanitária no país.

O conflito no Iémen já matou pelo menos 10 mil pessoas desde que uma coligação militar liderada por Riade interferiu, em março de 2015, para apoiar o Governo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que o número de mortos é largamente superior, apontando um balanço cinco vezes mais elevado.

A guerra colocou milhões de iemenitas à beira da fome no que as Nações Unidas chamam de pior crise humanitária do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório