Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

ONU reuniu Governo do Iémen e rebeldes num barco para avançar com acordo

O chefe dos observadores da ONU em Hodeida reuniu domingo os representantes do Governo e dos rebeldes iemenitas num barco para tentar fazer aplicar um acordo de tréguas nesta cidade portuária, essencial à ajuda humanitária.

ONU reuniu Governo do Iémen e rebeldes num barco para avançar com acordo
Notícias ao Minuto

09:35 - 03/02/19 por Lusa

Mundo Tréguas

"O encontro [presidido pelo general Patrick Cammaert] começou a bordo de um navio da ONU ancorado ao largo de Hodeida", declarou à AFP um membro da delegação governamental.

Acrescentou que o comité conjunto encarregado de concretizar o acordo acerca de Hodeida, obtido pela ONU em dezembro na Suécia, deixou de reunir-se devido à recusa dos rebeldes Houthi de participar nessas reuniões em zonas de controlo governamental. Os insurgentes anunciaram um boicote em 13 de janeiro.

A reunião de hoje é a terceira deste comité e deverá, segundo a ONU, focar-se nos próximos passos para a aplicação do acordo alcançado na Suécia, incluindo um cessar-fogo em Hodeida.

"As partes retomarão as discussões sobre a implementação da redistribuição de forças" na cidade de Hodeida "e a facilitação de operações humanitárias", disse a ONU, num comunicado.

O Governo, apoiado pela Arábia Saudita, e os Houthis, apoiados pelo Irão, acusam-se mutuamente de violar a trégua, e a transferência de forças e a troca de prisioneiros tiveram que ser adiadas.

Hodeida é o principal ponto de entrada de importações e de ajuda humanitária no país.

O conflito no Iémen já matou pelo menos 10 mil pessoas desde que uma coligação militar liderada por Riade interferiu, em março de 2015, para apoiar o Governo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A guerra colocou milhões de iemenitas à beira da fome no que as Nações Unidas chamam de pior crise humanitária do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório