Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Venezuela: General da Força Aérea promete fidelidade a Juan Guaidó

Um general da Força Aérea da Venezuela anunciou hoje que já não reconhece "a autoridade ditatorial" de Nicolás Maduro e prometeu fidelidade ao Presidente autoproclamado Juan Guaidó, num vídeo divulgado nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

14:14 - 02/02/19 por Lusa

Mundo queda

"Informo-vos que não reconheço a autoridade ditatorial de Nicolás Maduro e que reconheço o deputado Juan Guaidó como Presidente da Venezuela", afirma o oficial Francisco Yanez, que se apresentou como diretor de planeamento estratégico da Força Aérea.

No vídeo divulgado na plataforma de partilha de vídeos YouTube, o general diz que "a transição para a democracia está iminente" e que "90%" das forças armadas da Venezuela estão contra Maduro.

Yanez apela aos seus compatriotas para participarem nas manifestações convocadas para hoje para protestar contra o regime de Nicolás Maduro.

Francisco Yanez é o primeiro alto oficial a abandonar o governo desde que a 23 de janeiro o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente interino do país até à realização de eleições.

Guaidó convocou para hoje, dia do 20.º aniversário da Revolução Bolivariana, uma grande manifestação, em Caracas e "em redor do mundo", para exigir eleições livres a Nicolas Maduro.

A crise política na Venezuela soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados da ONU.

Cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes vivem na Venezuela.

PAL // EL

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório