Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Japão enfrenta vaga de crimes cometidos por reformados

Sem dinheiro para se sustentarem, os idosos preferem cometer pequenos crimes e irem para a prisão.

Japão enfrenta vaga de crimes cometidos por reformados
Notícias ao Minuto

20:15 - 01/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Insólito

Nos últimos 20 anos, as autoridades japonesas tem assistido ao crescimento constante de uma vaga de crimes cometidos por reformados, a população com mais de 65 anos, revela a BBC. Muitos destes reformados são reincidentes. Sendo a sociedade nipónica tão cumpridora da lei e num país onde as leis são bastante rígidas, esta tendência pode parecer estranha à primeira vista.

Mas há uma explicação para este fenómeno. A grande maioria admite cometer pequenos crimes para serem detidos e serem condenados a cumprir penas de prisão, pois não são capazes de se sustentarem com a sua reforma. Não conseguem pagar a renda ou comprar a comida.

“Eu atingi a idade de reforma e depois fiquei sem dinheiro. Por isso ocorreu-me que talvez pudesse viver sem despesas se estivesse na prisão”, refere Toshio Takata, de 69 anos. “Roubei uma bicicleta, dirigi-me até à esquadra da polícia e disse ao agente ‘Olhe, roubei isto’”.

Foi o seu primeiro crime. Tinha 62 anos. Apesar de não ser um crime grave foi condenado a um ano de prisão. Quando saiu voltou a cometer crimes para ser preso novamente e passou os últimos oito anos atrás das grades. Admite não gostar de estar preso mas tem a vantagem de ser uma estadia “gratuita” e há outra importante. É que o estado japonês continua a pagar-lhe a reforma.

“Quando sair da prisão terei poupado algum dinheiro. Por isso não é assim tão doloroso”, afirma Toshio.

O principal problema que está a levar ao aumento do crime entre a população mais idosa no país reside no baixo valor da pensão que a maioria dos reformados japoneses ganha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório