Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Número de mortos no naufrágio em Djibuti subiu para 58

O número de mortos resultantes do naufrágio de duas embarcações na terça-feira na costa de Djibuti, no nordeste de África, subiu para 58, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Número de mortos no naufrágio em Djibuti subiu para 58
Notícias ao Minuto

18:28 - 01/02/19 por Lusa

Mundo OIM

Desde quarta-feira, as organizações de socorro resgataram mais 30 corpos sem vida, enquanto 15 pessoas foram salvas.

Horas depois do acidente, as autoridades indicaram que mais de 130 migrantes estavam desaparecidos.

Relatos locais citados pela OIM referem que o naufrágio ocorreu meia-hora depois das duas embarcações, com excesso de peso devido à sobrelotação, terem começado a navegar, em Godoria, localidade de Obock, região do nordeste de Djibuti.

O alerta foi dado pelos habitantes de Godoria e nessa mesma terça-feira uma equipa de socorro recolheu dois sobreviventes e cinco corpos sem vida, de três mulheres e dois homens.

A OIM está a colaborar com as autoridades oficiais na procura de sobreviventes e recolheu o testemunho de um jovem de 18 anos, que garantiu que a primeira embarcação tinha 130 pessoas a bordo, incluindo um grupo de 16 mulheres.

O jovem de 18 anos não se referiu à segunda embarcação.

Em Obock, a OIM tem um centro de assistência, no qual mais de 500 migrantes estão a ser assistidos, antes do repatriamento para os seus países de origem, ao abrigo do programa de regresso voluntário.

Nos últimos anos, Djibuti tornou-se numa rota de migrantes de pessoas provenientes da Somália e Etiópia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório