Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Rússia é "única responsável" pela saída dos EUA de tratado nuclear

A Aliança Atlântica voltou hoje a legitimar a decisão dos Estados Unidos de se retirar do tratado sobre as armas nucleares de médio alcance (INF), exortando a Rússia a destruir os mísseis recentemente desenvolvidos no espaço de seis meses.

Rússia é "única responsável" pela saída dos EUA de tratado nuclear
Notícias ao Minuto

15:38 - 01/02/19 por Lusa

Mundo NATO

No dia em que Washington notificou formalmente a decisão de se retirar do tratado -- acordado com a antiga União Soviética em 1987 -, o que terá efeitos dentro de seis meses, a NATO, em comunicado, defende que os Estados Unidos (o membro com mais "peso" no seio da organização) apenas estão a responder a uma clara violação do Tratado INF por parte da Rússia e sublinha que "os Aliados apoiam integralmente esta ação".

"A menos que a Rússia honre as suas obrigações ao abrigo do Tratado INF, através da destruição verificável de todos os seus sistemas (de mísseis) 9M729, voltando ao pleno cumprimento (do tratado) antes que a saída dos EUA entre em vigor dentro de seis meses, a Rússia será a única responsável pelo fim do Tratado", argumenta a NATO.

A organização garante ainda assim que os Aliados permanecem "firmemente empenhados" na política de controlo, desarmamento e não-proliferação de armas.

Os Estados Unidos concretizaram hoje a ameaça de se retirarem do tratado de não-proliferação de armas nucleares, acusando a Rússia de o violar "há anos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório