Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Jovem de 18 anos morreu de frio num campus universitário no Iowa

Gerald Belz foi encontrado inconsciente perto do dormitório no Iowa, um dos estados afetados pelo 'vórtice polar'. Acabaria por morrer no hospital.

Jovem de 18 anos morreu de frio num campus universitário no Iowa
Notícias ao Minuto

10:15 - 01/02/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

As temperaturas negativas que se fazem sentir no 'midwest' norte-americano causaram já, pelo menos, 21 mortes, de acordo com as autoridades. Entre elas está um aluno da Universidade do Iowa, com 18 anos.

Gerald Belz, diz o New York Times, foi encontrado inconsciente no campus universitário, perto do dormitório, na quarta-feira de manhã. Foi transportado para o hospital ainda com vida, mas acabou por morrer.

As autoridades descartam hipótese de crime e, ainda que esteja em curso uma investigação, atribuem a sua morte às temperaturas negativas recorde que atingem não só o estado do Iowa, mas todo o centro-oeste dos Estados Unidos. Estas temperaturas, sublinhe-se, são resultado do 'vórtice polar', uma massa de ar oriunda do Pólo Norte.

A Universidade do Iowa, onde o jovem frequentava o segundo ano do curso de Medicina, tinha cancelado as aulas desde terça-feira até quinta-feira, por causa da vaga de frio. Gerald tinha decidido permanecer no campus até a temperatura subir, ao invés de ir para casa, em Cedar Rapids, que ficava a meia hora de carro. Tinha receio de que o veículo falhasse pelo caminho, conforme explica a publicação.

A universidade reagiu à morte do seu formando através das redes sociais, enviando condolências à família e disponibilizando contactos para prestar apoio emocional aos alunos.

Gerald sobe o número de mortes alegadamente relacionadas com as temperaturas extremas para 21, na região centro-oeste, que, para além do Iowa, inclui os estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Illinois, Indiana, Kansas, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, Ohio e Wisconsin.

As mortes têm sido reportadas desde o último domingo, dia 27 de janeiro, e a maior parte ainda está a ser investigada, não estando ainda determinado que estejam relacionadas diretamente com as temperaturas, mas autoridades indicaram que o frio teve, pelo menos, influência em todos os casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório